4 de novembro de 2011

Fala Escritor na Bienal da Bahia: A união faz a festa!

Professor Ubiratan Castro e domingos Ailton - foto: Valdeck Almeida de Jesus


Por Leandro de Assis e Valdeck Almeida de Jesus

É o que podemos dizer sobre a participação do Fala Escritor na Bienal do Livro da Bahia, nos dias 2 e 6 de novembro de 2011. Os escritores, poetas e poetisas que participam e curtem o nosso evento estavam ansiosos por um espaço dentro da Bienal para esbanjarem talento, alegria, protesto, ironia e carisma. Como abrir espaço é justamente a nossa missão, todos, da coordenação do grupo e participantes do Fala nos unimos em busca dessa oportunidade.

A Organização do Fala Escritor tem o orgulho e a honra de dizer para todos que esse foi um esforço de vários escritores, que entenderam o objetivo do projeto e lutaram para que ele acontecesse na Bienal. E o sucesso do evento se dá devido ao esforço coletivo e a presença de vários outros artistas que responderam nosso chamado via facebook, blog, e-mail, Twitter e outras mídias.

Além dos escritores contribuíram, também, a Fundação Pedro Calmon, o professor Ubiratan Castro, Jorge Carrano, Clara Maciel que que fez o contato com a Editora Vento Leste possibilitando aos autores consignar seus livros, as editoras Solisluna, Fundação Pierre Verger, Caramurê, Kalango, Editus e outras.

DEPOIMENTOS
Renata Rimet: “fico emocionada ao ler e sentir o entusiasmo dos nossos amigos poetas, é poesia na veia, é Projeto Fala Escritor no coração... agradeço a Deus todos os dias por ter conduzido nossos passos e nos fortalecer para que sigamos ainda mais adiante... Valdeck Almeida de Jesus, Leandro de Assis, Pinho Sannasc Le Ppète, Cymar Gaivota, Fau Ferreira, Carlos Souza, Deomídio Macêdo, Jorge Carrano, Rebeca Santana, Vera Passos, Naggai, Rosana Paulo, Bruno Mariston, Carlos Barreto, Eliete (Escola Arte e Alegria), Carla Elísio, Iraildo Dantas, Domingos Ailton, Marcos Peralta, Rosana Paulo, Sandra Stábile, Carolini Assis, Josué Ramiro e a família cresce cada vez mais...”

Vera Passos Souza: “O Projeto Fala Escritor acreditou na força dos seus poetas e brilhou na tarde do dia 2 de Novembro. O público prestigiou com sua presença. No domingo tem mais no mesmo local: Praça das Editoras da Bahia. Participações: Professor Ubiratan Castro de Araújo, Leandro De Assis Malungu, Carlos Sousa, Valdeck Almeida de Jesus, Pinho Sanasc, Cymar Gaivota, Josué Ramiro, Luiz Menezes, Jorge Carrano, Deomídio Macedo, Dinalva Macedo, Carlos Alberto Barreto, José da Boa Morte, Tina Tude, Renata Rimet, Rebeca Santana, Malú Ferreira, Ewerton Matos, Rosa, Sol, eu e muitos outros...”

Luiz Miranda de Menezes: “Gente, agora não tem volta, o ferrolho foi aberto e a chave jogada fora, O FALA ESCRITOR mostrou a sua cara de vez na figura maior, os poetas, escritores e contistas. Representou a poesia baiana sem palco, no seu lugar maior, a Bienal de Salvador. Conseguiu ele agregar admiradores em todas as faixas etárias, fazendo com que os representantes da poesia sentissem o carinho e o reconhecimento de um público que encheu e fincou atenção até o final da apresentação. O FALA ESCRITOR democratizou, abrindo espaço também para outros declamadores que não fazem parte do Projeto, mostrando que quando se tem democracia o sol brilha para todos, pois a POESIA é clara e potencial, nada impedirá o seu brilho. Mostrou mais uma vez que é a POESIA que faz o palco e não o palco faz a poesia. Avante FALA ESCRITOR, pastilha e gargarejo que domingo às 16:00 hs. tem mais”.

1 Inspirações:

Josue Ramiro Ramalho disse...

A Bahia não comporta uma Bienal onde a poesia é feita sem a presença de poetas que estão aí realizando projetos de extrema importancia. E Projetos importantes como Amantes do Conhecimento, Art Poesia e Fala Escritor jamais poderia ficar de fora. Aliando-se a esses poetas, o Projeto Fala Escritor marcou sua presença dentro da 10a.Bienal com muita sagacidade. Em dois dias sempre no final da tarde, o show se faz com competencia,vibração e oralidade.Não tem volta. Agora o Fala Escritor faz parte dessa história. Viva a Poesia!