17 de maio de 2015

Fala Escritor Multi Cultural - maio 2015

Com apresentação de Jorge Baptista Carrano e Luiz Menezes de Miranda, aconteceu, neste sábado (16/05), na Livraria Saraiva do Shopping da Cidade, mais uma edição do Coletivo Fala Escritor. Neste encontro, foi lançado o livro "Poesias ao vento. Vinte poemas de amor e uma crônica desesperada", de Valdeck Almeida de Jesus, em edição bilíngue. Recentemente esta obra participou do 29º Salão do Livro e da Imprensa de Genebra, na Suíça, em tarde de autógrafos concorrida. Antes de lançar, propriamente, seu livro, o jornalista Valdeck fez um pequeno discurso sobre a união necessária entre vários coletivos e poetas individualmente, para poder pavimentar a estrada para a poesia e a arte. “Somos apenas uma andorinha só, e, sozinhos, não fazemos verões. É necessário que cada artista, seja da palavra, da música, da pintura ou arquitetura, se deem as mãos, a fim de construir um bem maior, que é a arte”.
O grupo convidado do Fala Escritor foi o Tática Prática de Poesia, formado por Jocevaldo Santiago, Adalmir Xabath Chabi e Leandro Silva da Mota, que imprimem uma alma nova aos textos poéticos deles que já circulam pela cidade há muito tempo. Os aplausos e os elogios vieram de todos os cantos, merecidos, por sinal.
A atração musical ficou por conta de Val da Mata, poeta, cantador, músico e mais um pouco. Com letras autorais e de parceiros como Giovane Sobrevivente, Val encerrou a edição com um repertório que fez todo mundo suspirar e ficar com vontade de quero mais. Entre uma atração e outra, não faltaram os poetas da casa e convidados, recitando, lendo, declamando ou simplesmente dando um recado. Aqui, uma pequena palhinha do que ele apresentou no Fala Escritor: Clique e veja o vídeo.
E assim se foi mais uma noite mágica, em que a poesia reinou solta. Luiz Menezes, curador do recital poético, assim definiu o que aconteceu no evento: "O Coletivo Projeto Fala Escritor nos proporciona a cada dia, a cada evento, um conhecimento e uma cumplicidade maior. A prova mais que concreta são as fotos que ganham voz e falam por nós. Considero um recital de poesias um evento de letramento e até mesmo uma prática pedagógica. Para mim, todo dia é dia de poesia. Tenho a certeza que foi a poesia que nos trouxe para a vida. Eu, particularmente, nunca abandonei minha poesia e sei também que ele nunca vai me abandonar. Acho que a poesia é o caminho mais curto que o homem tem para se conhecer. Existem tantas cumplicidades entre o fascínio poético e as raízes da fala, mas o ver, o ouvir, o pegar, o provar também fazem as diferenças. Prova maior, podemos ver e sentir é no Coletivo Sarau da Onça, aonde o abraçar e o tocar fazem a diferença, é uma linguagem única e acolhedora".

Texto, Fotos e Vídeo: Valdeck Almeida de Jesus

1 Inspirações:

Daniel C.E. "Yao" Sauthier da Silva disse...

Parabéns seu Valdeck, estou descobrindo este blog e gostando, você é o cara, escritor mesmo... comecei ler o teu livro "Memórias do Inferno Brasileiro", acho muito legal, os relatos pessoais de vida... um abraço do Vô Yao